A definição do tipo de classe de iluminação e consequentemente a iluminância requerida é realizada através da avaliação da intensidade de trânsito de pessoas pela área em questão. Quanto maior for o fluxo de pessoas, maior será o nível de iluminação requerida.
Importante ressaltar a importância do fator de uniformidade, mesmo em regiões de baixo fluxo de pessoas, pois garante a visibilidade de eventuais obstáculos e perigos aos pedestres.
DESCRIÇÃO DA VIA | CLASSE DE ILUMINAÇÃO | ILUMINÂNCIA HORIZONTAL MÉDIA (LUX) | FATOR DE UNIFORMIDADE MÍNIMO |
---|---|---|---|
Vias de uso noturno intenso por pedestres (por exemplo, calçadões, passeios de zonas comerciais) | P1 | 20 | 0,3 |
Vias de grande tráfego noturno de pedestres (por exemplo, passeios de avenidas, praças, áreas de lazer) | P2 | 10 | 0,25 |
Vias de uso noturno moderado por pedestres (por exemplo, passeios, acostamentos) | P3 | 5 | 0,2 |
Vias de pouco uso por pedestres (por exemplo, passeios de bairros residenciais) | P4 | 3 | 0,2 |
A definição do tipo de classe de iluminação e consequentemente a iluminância requerida é realizada através da avaliação da intensidade do trânsito de automóveis pela via. Fatores como velocidade da via, separação de pistas, cruzamentos e travessias de pedestres são fundamentais para definição da classificação da via.
Vias arteriais vias de alta velocidade de tráfego com separação de pistas; vias de mão dupla, com cruzamentos e travessias de pedestres eventuais em pontos bem definidos; vias rurais de mão dupla com separação por canteiro ou obstáculo | |||
---|---|---|---|
DESCRIÇÃO DA VIA | CLASSE DE ILUMINAÇÃO | ILUMINÂNCIA MÉDIA MÍNIMA (LUX) | FATOR DE UNIFORMIDADE MÍNIMO |
Volume de tráfego intenso | V1 | 30 | 0,4 |
Volume de tráfego médio | V2 | 20 | 0,3 |
Vias coletoras; vias de tráfego importante; vias radiais e urbanas de interligação entre bairros, com tráfego de pedestres elevado | |||
---|---|---|---|
DESCRIÇÃO DA VIA | CLASSE DE ILUMINAÇÃO | ILUMINÂNCIA MÉDIA MÍNIMA (LUX) | FATOR DE UNIFORMIDADE MÍNIMO |
Volume de tráfego intenso | V2 | 20 | 0,3 |
Volume de tráfego médio | V3 | 15 | 0,2 |
Volume de tráfego leve | V4 | 10 | 0,2 |
Vias locais; vias de conexão menos importante; vias de acesso residencial | |||
---|---|---|---|
DESCRIÇÃO DA VIA | CLASSE DE ILUMINAÇÃO | ILUMINÂNCIA MÉDIA MÍNIMA (LUX) | FATOR DE UNIFORMIDADE MÍNIMO |
Volume de tráfego médio | V4 | 10 | 0,2 |
Volume de tráfego leve | V5 | 5 | 0,2 |